Um ciclo de muito trabalho

Por Cel PM Marcelo Vieira Salles

É com muita honra e alegria que ocupo esse espaço tão nobre para falar com nossos dedicados Policiais Militares , em especial aos Cristãos “PMs de Cristo” que há quase três décadas vêm atuando, pela fé, em favor da valorização da figura humana do policial militar.

Minha satisfação é imensa, pois a Associação esteve presente de maneira muito efetiva durante todo o período em que comandei a nossa Instituição, sempre apoiando e ajudando a buscar alternativas para a melhoria das condições de trabalho do nosso efetivo, bem como ajudando e acolhendo-nos sob a luz do amor ao próximo e a égide do bem servir.
Como todos sabem, no começo de março deixei o comando da Polícia Militar após quase dois anos muito desafiadores, que exigiram total dedicação e empenho, mas que foram marcados por importantes conquistas, mesmo diante de tantas dificuldades.

Com o sentimento de dever cumprido, entreguei o cargo para que a Polícia Militar pudesse desfrutar de uma necessária renovação e fiquei extremamente feliz com a escolha do meu sucessor, o Coronel Alencar, até então Subcomandante, pessoa de extrema capacidade e de elevadíssima inteligência emocional, que certamente acrescentará muita qualidade e buscará ainda mais a valorização do nosso policial militar, ao mesmo tempo em que buscará os resultados operacionais que a nossa sociedade merece e requer. Tenho absoluta certeza de seu sucesso!
cel salles1Voltando para o balanço de nosso Comando, após dois anos de muito trabalho, podemos apontar saldo muito positivo. Em relação aos crimes, registramos importante redução de todos os indicadores, com especial destaque para os crimes de homicídio, que alcançaram o menor patamar da série histórica, com 6,4 casos por 100 mil habitantes no Estado de São Paulo. Se o principal objetivo de uma organização policial é proteger a vida, este indicador sozinho já comprova o êxito de nossa missão. Mas, fomos além!

Em janeiro de 2020, pela primeira vez na história fechamos um mês sem registrar ocorrência de roubo a banco no Estado. Esse tipo de crime já foi tão destacado no passado, em razão da recorrência epidêmica, que até existe uma natureza específica entre os principais indicadores criminais para estudá-lo. Isso mostra a relevância do feito.

Outro indicador que muito nos orgulhou foi a redução na letalidade provocada por acidentes de trânsito nas rodovias estaduais. O mês de fevereiro deste ano registrou o menor número de mortos de uma série histórica de 20 anos, baixando pela primeira vez dos 100 casos.  Além desses destaques, podemos apontar também a redução de todos os principais indicadores criminais que podem sofrer influência da ação policial, com destaque para crimes patrimoniais como o roubo, que tanto assusta nosso cidadão.
E o mais importante: foram conquistas sustentáveis, lastreadas por um sério processo de gestão observado pelos meus antecessores, que permitiram a colheita neste momento. A eles, rendo a minha melhor continência!

WhatsApp Image 2020-04-02 at 16.27.53 (5)Os resultados sinteticamente apontados acima só foram possíveis, também, em razão da existência de uma tropa compromissada e envolvida com os propósitos institucionais. A ela, dedicamos grande parte dos nossos esforços, sempre buscando valorizá-la e representá-la. Lutamos diretamente em Brasília para aprovar o nosso Sistema de Proteção Social, num contexto completamente desfavorável, em que a reforma previdenciária ameaçava suprimir os nossos mais importantes direitos, especialmente a paridade e a integralidade.

Conseguimos modernizar o armamento, com a aquisição de 50 mil pistolas austríacas Glock; 1,3 mil fuzis FN Scar, de fabricação Belga e utilizado pelas forças especiais do Exército dos Estados Unidos, metralhadoras, entre outras medidas muito requeridas para o trabalho e proteção de nossos policiais.
Possivelmente inspirados pela força divina, contratamos mais médicos e enfermeiros para revitalizar o nosso Sistema de Saúde, que acabaram sendo fundamentais neste terrível momento pelo qual passa a nossa sociedade, em todo o planeta. Além da reforma do Setor de Pronto Atendimento, da impermeabilização do ambulatório e da reforma da fachada, foram concluídas as reformas de dois andares de internação que, no momento, ampliam em 88 novos leitos a nossa capacidade de resposta à COVID-19.

Também investimos pesadamente em modernos equipamentos de imagem como os de Raio X e de Tomografia Computadorizada, que estão auxiliando em muito nos diagnóstico de nossa tropa. Obviamente, ninguém poderia imaginar que enfrentaríamos um problema dessas dimensões, em razão da pandemia do novo coronavírus, mas as melhorias foram pensadas para proporcionar condições dignas para o tratamento do nosso policial militar.
Estas representam apenas uma parte do nosso trabalho, nosso, de todos nós, do mais experiente coronel ao mais jovem soldado, e que coube aqui dar destaque, mas sem ufanismo ou vaidade. Servir é o norte sagrado de nossa amada Polícia Militar.

Nossas ações foram inúmeras, sempre com foco na prestação de um serviço de excelência à sociedade, bem como na busca de melhores condições de trabalho ao nosso policial. Não pretendo abandonar a vida pública, mas agora discutindo e defendendo políticas públicas em prol de uma vida em sociedade mais justa, mais fraterna reforçando os valores e princípios que me trouxeram até aqui.
pms-de-cristo-_comandantePor fim, aproveito para agradecer e parabenizar , na pessoa do estimado Presidente, Major Joel, meu amigo e irmão de décadas, à os abençoados “PMs de Cristo”, que sempre tiveram o meu respeito e minha admiração pelo significativos serviços prestados à nossa Instituição e à sociedade paulista e brasileira.

A todos os senhores e senhoras o meu muito obrigado. Rogo a Deus , o senhor de todos os exércitos, que continue a iluminar e guardar vossos caminhos.
Sempre juntos!

Cel PM Marcelo Vieira Salles
Comandante Geral da PM de maio de 2018 a fevereiro de 2020

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: